Livro conta a história da comunidade árabe em Anápolis

A história da comunidade árabe em Anápolis está sendo contada na obra “Dos Cedros ao Cerrado – História dos sírios e libaneses de Anápolis”, que será lançada nesta sexta feira, dia 20, as 19 h, no Espaço Lune, localizado às margens da BR 153. O livro foi escrito por Amador de Arimathéa, historiador anapolino e Lindberg Cury, membro da comunidade árabe.

Amador de Arimathéa explica que o livro relata desde a chegada do primeiro árabe, Joaquim Ésper, à Anápolis em 1903 até a atualidade. Segundo o autor, a obra cita 203 famílias integrantes da Comunidade Sírio Libanesa, composta hoje por 1322 membros. “Eu tive o prazer de conhecer o Oriente Médio e sei que sou filiado umbilicalmente à raça árabe. O nosso objetivo é resgatar a memória desta comunidade”, afirma.

O outro autor da obra, Lindberg Cury, tem laços genéticos árabes. Filho de libaneses que chegaram à Anápolis em 1918, sempre teve vontade de contar a história dos descendentes. “Sempre tive admiração por este povo que já passou por inúmeras lutas. Nada mais justo do que contar um pouco desta história que também é minha”.

Anúncios

Um pensamento sobre “Livro conta a história da comunidade árabe em Anápolis

  1. Que boa hora surgiu esse trabalho, cujo teor é dos mais importantes para a nossa história. Toda a comunidade árabe, não só de Anápolis, mas de todo o Brasil passa a dever o eterno reconhecimento a este escritor. Trabalho de profunda pesquisa, didático e de fácil leitura, com precisão no relato da saga dos siros e libaneses que em Anápolis aportaram no começo do século passado. Está de parabéns o escritor Amador de Arimathéa, sem medo de errar o maior historiador da nossa história…

    De Bivar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s