Anápolis recebe 36ª Caravana da Anistia

Brasília, 26/04/10 (MJ) – Um total de 69 requerimentos de anistia política serão julgados nesta terça-feira (27), às 9 horas no Centro Universitário UniEvangélica, em Anápolis (GO). Em mais uma edição realizada em um centro de ensino, a 36ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça, renova seu propósito de dialogar com a juventude sobre os temas da democracia e dos direitos humanos.

As sessões de julgamento acontecerão simultaneamente em quatro salas do campus universitário e terá a presença de 14 conselheiros do Ministério da Justiça. Entre os casos apreciados, está o do ex-governador de Goiás, Henrique Santillo e do ex-prefeito de Goiânia, Íris Rezende. Além dos julgamentos, seis perseguidos políticos serão homenageados  por meio da entrega, em mãos, da portaria do Ministro de Estado da Justiça que os declara anistiados.

Para o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, a idéia é interiorizar os debates e levar as caravanas para além das capitais brasileiras. “É preciso que a sociedade saiba e entenda que o Estado está pedindo perdão pelos erros cometidos. E é desta forma que se garante o resgate da dignidade do perseguido político”, frisou.

Desde sua criação em 2001, a Comissão já recebeu aproximadamente 66 mil pedidos de anistia, dos quais cerca de 54 mil já foram apreciados. Mais de 35 mil brasileiros são hoje anistiados políticos, sendo que destes, 12 mil também obtiveram algum tipo de reparação econômica.

Participam da 36ª Caravana da Anistia o presidente da Comissão, Paulo Abrão, o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide e o Coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade, Maurice Politi.

Atividade Cultural

Na sequência das atividades será inaugurada, às 11h, a exposição fotográfica “A Ditadura do Brasil – 1964-1985 – Direito à Memória e à Verdade”, produzida pela Secretaria de Direitos Humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s