Anápolis celebra 25 anos de autonomia política

O Popular –  20/05/2010 – Paulo Nunes Gonçalves, de Anápolis

A Câmara dos Vereadores de Anápolis realiza hoje, a partir das 9 horas, uma sessão solene para comemorar os 25 anos de reconquista da autonomia política da cidade. A solenidade será dirigida pelo presidente da casa, Sírio Miguel Rosa (PSB), contando com a presença de personalidades que lutaram pela recuperação da autonomia política do município. Entre elas estão o ex-deputado Aldo Arantes, do PC do B, o primeiro prefeito eleito após a reconquista da autonomia, Adhemar Santillo (PMDB), e os ex-deputados, Pedro Canedo e Max Lânio Gonzaga Jaime, que na época pertenciam ao MDB.

Anápolis perdeu o direito de eleger seus prefeitos a partir de 1973 ao ser transformado em Área de Segurança Nacional – um ano após a instalação da Base Aérea no município. Na época, o prefeito eleito, José Batista Júnior, foi tirado do cargo. Para ocupar o lugar dele, foi nomeado o engenheiro Irapuan da Costa Júnior, que alguns anos mais tarde veio a ser governador do Estado. Posteriormente, o candidato que havia perdido a eleição para José Batista Júnior, Euripedes Junqueira, foi nomeado como prefeito.

A cidade recuperou sua autonomia só em 1985, através de uma mensagem enviada ao Congresso Nacional pelo então presidente José Sarney. A eleição do então deputado Adhemar Santillo marcou o novo período de eleições diretas para a prefeitura da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s