Câmara comemora os 25 anos de Autonomia Política de Anápolis

Mobilização popular em Anápolis pela autonomia política

Nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Anápolis irá realizar uma sessão solene em comemoração aos 25 anos de Autonomia Política e Administrativa da cidade de Anápolis. No evento estarão presentes ex-parlamentares que contribuíram para a Autonomia Política de Anápolis. A Sessão foi proposta pela atual Mesa Diretora da Câmara, na pessoa do vereador, Sírio Miguel, do PSB. Na solenidade, a mesa será composta pelo Prefeito atual de Anápolis, Roberto Gomide, Deputado Federal, Rubens Otoni, Presidente da IQUEGO, Pedro Canedo, Ex Deputado Federal pelo PC do B, Aldo Arantes, Ex-membro do Comitê Pró – Autonomia Política de Anápolis, Max Lânio Gonzaga Jaime, Ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo e pelo presidente da Câmara Municipal, Sírio Miguel.

Todos os ex-prefeitos de Anápolis, desde a sua autonomia, em 1985, foram convidados para a solenidade, além dos ex-interventores e presidentes de partidos políticos.

Histórico

Anápolis viveu momentos de autoritarismo, entre os anos de 1973 e 1985, foram 12 anos sem poder eleger o chefe do Poder Executivo. Com a instalação da Base Aérea de Anápolis, a cidade foi declarada Área de Segurança Nacional pelo governo militar. O município passou a ser administrado por interventores.

No início da década de 80 surgiram os primeiros movimentos pela redemocratização do país. Vários setores da sociedade anapolina também pediam a anistia política da cidade.

O Legislativo Anapolino participou ativamente do movimento pela autonomia política da cidade, com o Comitê Municipal Pró Autonomia Política de Anápolis, tendo como integrantes, além dos vereadores, deputados federais, estudais, representantes de partidos e de diretórios municipais.

O ex Deputado Federal pelo PCdoB, Aldo Arantes, foi autor do Projeto de Lei que revogou Anápolis como área de Segurança Nacional, justificando ser uma afronta a democracia os eleitores não poderem escolher livremente os governantes municipais. A lei foi sancionada pelo Presidente José Sarney em abril de 1985. Sendo assim, Anápolis saiu na frente e conquistou sua autonomia política.

Em maio de 1985, o presidente da República, José Sarney, enviou ao Congresso Nacional uma Emenda Constitucional restabelecendo eleições diretas em todas as capitais dos Estados, das estâncias hidrominerais e das cidades consideradas áreas de segurança nacional.O Pleito aconteceu no dia 15 de novembro. Quatro partidos participaram: PMDB com Adhemar Santillo, PFL com Pedro Canedo, PT com Rubens Otoni, e PDT, com Fernão Ivan. Anápolis participou com cerca de 93 mil eleitores.

Adhemar Santillo venceu as eleições com mais de 56% dos votos válidos. A parti dessa data, Anápolis comemora 25 anos de Autonomia Política. Além desta solenidade, a Câmara Municipal irá fazer uma sessão extraordinária, a partir das 9:00h, para revogar a cassação do ex-vereador Geraldo Tibúrcio (in memorian), cassado pela ditadura. Acontece também a criação da ouvidoria da Câmara Municipal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s