A orquidofilia em Anápolis

Cartaz da 13ª Exposição de Orquídeas de Anápolis, realizada em 2010.

Acontece em Anápolis, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a 13ª Exposição Nacional de Orquídeas de Anápolis, atividade que integra as comemorações do aniversário da cidade. A exposição é promovida pela Associação Orquidófila de Anápolis, com o apoio da Prefeitura Municipal, e constitui, segundo o presidente da entidade, Afonso Vasques, uma grande oportunidade para que o público conheça mais sobre esta atividade e também possa adquirir plantas de alta qualidade, com preços reduzidos.

Esta exposição anual é uma das principais atividades da Associação Orquidófila de Anápolis, entidade fundada em 03 de agosto de 1996 e que tem entre os seus objetivos incentivar e divulgar o cultivo de orquídeas em nosso município. Para atingir esse objetivo a entidade promove exposições anuais e mostras de orquídeas, sempre com a presença de vendedores de outros estados e com a realização de cursos para iniciantes. Contando atualmente com 32 associados, a entidade realizada reuniões mensais, com palestras e outras atividades.

Orquidofilia é a atividade voltada para o cultivo e o conhecimento das orquídeas, uma das mais nobres famílias de flores que o mundo conhece. Trata-se de uma atividade cultural e técnica, que exige estudo e dedicação. É muito difundida no Brasil, inclusive em Goiás, onde diversas associações congregam as pessoas que amam e cultivam as orquídeas.

A Associação Orquidófila de Anápolis foi fundada em 1996 e nesse período foi conduzida por três presidentes: Valdinho Chaveiro, fundador da entidade, José Francisco e o atual presidente, Afonso Vasques. A entidade anapolina é filiada à Coordenadoria das Associação Orquidófilas do Brasil (CAOB) e também à recém criada Federação das Associações Orquidófilas do Cerrado, que  congrega as associações de Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro.

A Associação tem como principal atividade a realização da Exposição Anual, evento que mobiliza uma média de seis a oito vendedores profissionais, geralmente do Estado de São Paulo, que disponibilizam plantas, adubos e outros equipamentos especializados. A exposição é dividida em duas partes: a venda de plantas e a exposição e premiação das melhores plantas, com a participação de orquidófilos de Anápolis e região.

Além do apoio da Prefeitura Municipal, sempre presente ao longo dos últimos anos, a exposição conta também com o apoio de algumas empresas da cidade, como o Café Rancheiro, TV Tocantins, Caixa Econômica Federal, Laboratório Evangélico, Hotel Via Universitária, Floreslândia Decorações, Paixão Grill, Água Mineral Nina e da imprensa em geral. A exposição é sempre realizada em dos shoppings da cidade e mobiliza uma média de 20 mil visitantes. Um acontecimento!

Orquidário Municipal

Ao longo destes anos de atuação, a Associação Orquidófila vem lutando para conseguir implantar, em Anápolis, um Orquidário Municipal. Trata-se de um local destinado à visitação pública, de forma permanente, funcionando também como um ponto de venda de plantas.

O primeiro passo nesse sentido ocorreu com a aprovação da Lei Municipal nº 3.166, de 07 de dezembro de 2005, que criou o Orquidário Municipal de Anápolis, como unidade administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A lei prevê ainda que o Orquidário Municipal deverá ser instalado nas dependências da Floricultura Municipal, localizada no Bairro Jundiaí, hoje transformada no Parque Ambiental Ipiranga.

A obra, porém ainda não saiu do papel, não tendo sido implantada na gestão anterior, que se limitou a aprovar a lei e elaborar um projeto arquitetônico.  A atual Administração, por sua vez, vem resistindo à implantação do Orquidário, alegando que não tem recursos para este benefício, embora venha investindo em outros setores ambientais. Trata-se, porém de uma obra simples, que pode ser implantada com facilidade, conforme se pode ver no orquidário mantido pela Prefeitura de Goiânia no Bosque dos Buritis: uma obra simples e barata, com muitos benefícios para a população.

Diretoria

A atual diretoria da Associação  Orquidófila de Anápolis tem a seguinte composição: Presidente, Afonso Vasques; Vice-presidente, Laurent Quèno; 1º Secretário, Luiz Carlos Duarte Mendes; 2º Secretário, Leslie Brossi Alemi; 1º Tesoureiro, Neusa Vasques; 2º Tesoureiro, Regina Célia Mendes e Diretor Social, Onaide Santillo. Integram o Conselho Fiscal Gilvanete Honorato e Chesman Gley de Souza Cruz.

Anúncios

4 pensamentos sobre “A orquidofilia em Anápolis

  1. Pingback: Os números de 2010 « @luizzmendes

  2. É… que bom que o orquidário está funcionando bem, e a cidade conta com esse benefício, além de palestras no primeiro sábado do mês no orquidário do parque ipiranga com dicas para cultivo…
    Só é uma pena certas pessoas roubarem as mudas de orquídeas que foram espalhadas pelo parque…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s